quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Oferta de máscaras com janela transparente a professores e educadores do agrupamento apadrinhada pela FÁRMACIA DE SÃO ROMÃO, sociedade SEABRA E CAMPOS, LDA e FARMÁCIA GANDAREZ


As orientações da Direção Geral de Saúde adotadas em todas as escolas nacionais requerem que toda a comunidade escolar, com 10 anos ou mais, utilizem máscara no recinto escolar, independente das funções desempenhadas. 

Porém, esta medida de proteção social e individual dificulta o processo educativo de crianças e jovens, nomeadamente na aquisição de competências de consciência fonológica no primeiro ano do ensino básico bem como nos primeiros anos de aprendizagem de línguas estrangeiras (Inglês no 3.º ano e Francês/Espanhol no 7.º ano). Não menos importante, as crianças do jardim de infância estão privadas de ver as expressões faciais das educadoras de infância que tanto ajudam na comunicação no dia-à-dia em sala. Idêntica dificuldades sentem todas as crianças e jovens que necessitam de um apoio mais dedicado.

Com intuito de ajudar todas estas crianças do AEDrGCC, a Associação de Pais do agrupamento apresentou uma proposta de aquisição de máscaras sociais com janela transparente a empresas senenses de vários setores de atividade que, prontamente, se disponibilizaram para apadrinhar esta iniciativa. A solidariedade da empresa de comércio de combustíveis SEABRA E CAMPOS, LDA, da FARMÁCIA GANDAREZ e da FARMÁCIA DE SÃO ROMÃO permitirá que mais de duas dezenas de turmas do nosso agrupamento (~400 alunos) possam, doravante, ver os rostos das suas educadoras e dos seus professores durante atividades pedagógicas em que a expressão facial é essencial na aquisição de competências e aprendizagens.

As máscaras sociais, que possuem declaração de conformidade de proteção de nível 3 emitida pelo CITEVE, e cujas características podem ser consultadas aqui foram entregues ao Ex.mo Sr. Diretor do agrupamento e Ex.mas Sr.ª Coordenadoras das Escolas Básicas de Seia e de São Romão, no passado dia 11 de novembro de 2020, tendo contado com a presença dos diretores técnicos da FARMÁCIA DE SÃO ROMÃO e da FARMÁCIA GANDAREZ bem como o sócio gerente da empresa SEABRA E CAMPOS, LDA.

Todas as instituições e empresas envolvidas nesta iniciativa esperam conseguir auxiliar professores e educadores que, diariamente, estão com crianças e jovens do agrupamento e, consequentemente, melhorar as condições de aprendizagem de todas as crianças que serão beneficiadas com esta iniciativa. A APEG agradece publicamente o espírito solidário da FARMÁCIA DE SÃO ROMÃO, da sociedade SEABRA E CAMPOS, LDA e a FARMÁCIA GANDAREZ, sem o qual não teria sido possível concretizar esta iniciativa.

1 comentário: