sábado, 11 de abril de 2020

Acesso às plataformas

Caras mães, caros pais,
Ex.mos Sr. Encarregados de Educação,

O terceiro período está quase a começar e, seguindo as indicações do Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho está a adequar as metodologias de ensino às contingências excecionais resultantes da pandemia da COVID-19.
Neste contexto, é solicitado que pais e encarregados de educação procedam ao registo em várias plataformas que deve ser efetuado através do contacto eletrónico oficial do aluno. Dado que, no primeiro ciclo de estudo, o uso de tais plataformas nunca foi introduzido aos alunos, a APEG decidiu elaborar este pequeno texto para auxiliar pais e encarregados de educação no acesso a estas plataformas.

Acesso ao e-mail institucional

A pedido da APEG, a direção da escola colocou disponibilizou uma hiperligação direta ao webmail. Na barra de acesso direto da página do agrupamento, em www.aegcc.com, encontrão o botão que redireciona o utilizador para o serviço de e-mail.

O e-mail institucional do agrupamento “@aegcc.com” é uma máscara de uma conta Google. Desta forma, o acesso ao e-mail pode igualmente ser feito através do sítio www.google.pt e, posteriormente, fazer registo na página com as credenciais do aluno (e-mail e palavra-passe) ou apenas aceder ao Gmail com as mesmas credenciais.

Acesso à plataforma Google Classroom

A plataforma de apoio às aulas à distância no agrupamento de escola é disponibilizada pela Google e designa-se de Classroom. Caso tenha efetuado registo na página do Google com as credenciais do aluno, esta ferramenta está disponível no menu do Google, como se ilustra da figura seguinte.


Caso não tenha efetuado o registo na página da Google, esta plataforma está acessível no endereço https://classroom.google.com/.
Nesta página, encontrarão às várias “turmas” que foram criadas pelos vários professores dos vossos educandos. As alunas e os alunos dos 1.º e 2.º anos terão pelo menos uma turma criada pela professora titular. As alunas e os alunos dos 3.º e 4.º anos terão pelo menos duas turmas criadas: a turma de inglês e a turma referente à professora titular de turma. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos deverão ter tantas turmas quantas disciplinas estão a frequentar. Para cada turma, a aluna e o aluno deverá “Aderir” à turma para poder aceder aos conteúdos, reuniões, chats etc. que os professores disponibilizarão para as alunas e os alunos. 

Acesso à Escola Virtual

Como já foi amplamente divulgado, o acesso à escola virtual será gratuito até ao final do ano letivo. Nesse sentido, os professores solicitaram o registo nesta plataforma para que todas as alunas e todos os alunos tenham acesso aos conteúdos digitais desta plataforma, facilitando o ensino à distância. 
A APEG apela que sejam criadas contas tanto para as alunas e os alunos bem como para os encarregados de educação. Note-se que os conteúdos programáticos apenas estão disponíveis nas contas das alunas e dos alunos. Porém, toda a gestão dos perfis das alunas e dos alunos bem como a monitorização dos seus progressos é feito no perfil dos encarregados de educação.

Uso de dispositivos móveis

Para os agregados familiares que disponham de dispositivos móveis (tablets ou smartphones), existem aplicações (APP) para os dois sistemas operativos mais difundidos. Estas aplicações podem ser descarregadas tanto no Google Play (https://play.google.com/store/apps) para o sistema operativo Android como na Apple Store (https://www.apple.com/pt/ios/app-store/) para o sistema operativo IOS.
Atendendo à baixa idade das alunas e dos alunos do 1.º ciclo, a utilização de dispositivos móveis poderá simplificar o acesso aos conteúdos preparados pelas professoras bem como o seguimento das aulas. Além de, certamente, estarem mais habituados a fazer “Swipe” num ecrã do que “clicks” num rato, a utilização das aplicações permite um acesso direto às plataformas, não sendo necessário o acesso via browsers de internet.
A utilização das plataformas Gmail e Classroom com as credenciais do agrupamento requer poderá requerer a definição de uma palavra-passe de desbloqueio de ecrã. Sem esta definição, não será possível ao aluno aceder a estas plataformas via aplicação, devendo utilizar o browser de internet para entrar nas mesmas.

Apelos e Disponibilidade da APEG

A APEG apela a todos os pais para que, neste último período, estejam muito atentos às suas contas de correio bem como as contas institucionais de alunas e alunos. Como é referido no documento remetido pelos diretores de turma e professores titulares, as atividades letivas vão recomeçar com o arranque do terceiro período. Desta forma, serão propostas atividades, trabalhos, aulas etc. a todas as alunas e todos os alunos 
A associação de pais está disponível para esclarecer todas as dúvidas referentes à utilização destas plataformas. Todas as questões deverão ser enviadas para o endereço apeeeseia@gmail.com.

Bom início de 3.º período
APEG

Sem comentários:

Enviar um comentário