sexta-feira, 24 de abril de 2020

Sessão de esclarecimentos sobre a utilização da plataforma digital Google Classroom

Este documento serve de apoio à sessão de esclarecimentos sobre a utilização da plataforma digital Google Classroom que funcionará, durante todo o 3.º período do ano letivo 2019/2020, como elo de ligação entre professores e alunos. Com esta sessão pretende-se familiarizar pais e alunos com o procedimento de entregas de trabalhos, notificações e conferências.

Entrega de trabalhos em Browser de internet

A entrega de trabalho deve seguir o procedimento estipulado pelo professor. Caso o professor prefira trabalho com o correio eletrónico, a devolução dos trabalhos deve igualmente ser feito por esta via. Porém, a grande maioria dos professores tem vindo a optar pela utilização da plataforma Google Classroom que permite uma gestão mais eficiente de toda a documentação. Os principais passos para a submissão de trabalhos nesta plataforma estão descritos de seguida.
1.    Aceder à turma: o aluno ou EE deve escolher entre as várias turmas que tem e verificar a existência de tarefas em todas elas. 
2.    Aceder à tarefa: existem duas maneiras de aceder às tarefas. O acesso pode ser efetuado através do mural (“Stream”) do Classroom. Nesta situação, a tarefa e as opções de submissão e/ou conclusão são automaticamente disponibilizadas 
A segunda maneira de aceder às tarefas é através do menu “Trabalhos de turma”. Esta opção permite ver unicamente todas as tarefas. 
Para aceder ao conteúdo da tarefa, o aluno ou EE deve clicar na tarefa desejada e escolher a opção “ver trabalho”.
3.    Conclusão de trabalhos: após a realização da tarefa, a mesma deve ser marcada como concluída. Caso a mesma não requeira a submissão de anexos, o aluno ou o EE deve “Marcar como concluído” a tarefa.
4.    Submissão de trabalhos: caso a tarefa necessita o envio de documentos, o aluno ou o EE deve adicionar um documento, seguindo os seguintes passos:
a.     “Adicionar ou criar” um documento:
b.    Escolher a opção ficheiro (exceto se o trabalho tenha sido gravado no Google Drive) e navegar no explorador para escolher o ficheiro/fotografia a enviar.Uma vez escolhido, deve clicar em “Carregar”.

c.    Entregar o trabalho: após carregar o ficheiro, este aparecerá na página da tarefa e a opção entregar substitui a opção “Marcar como concluído”. Ao clicar em “Entregar”, o ficheiro é enviado para o professor e a tarefa fica automaticamente concluída.

Entrega de trabalhos em aplicações para dispositivos móveis

O processo de conclusão de tarefas e de submissão de trabalhos é em tudo idêntico ao apresentado anteriormente. Apenas a localização das ferramentas difere.
1.    Acesso à tarefa: esta pode ser feita via mural (“Stream”) ou “Trabalhos de turma.
2.    Conclusão de trabalhos: após visualizar e efetuar o trabalho, o mesmo deve ser marcado com concluído ou enviar anexo. Para aceder a estas opções, o aluno ou o EE deve tocar na seta que aparece no fundo do ecrã.

3.    Consoante a situação, o aluno ou o EE deve “Adicionar anexo” ou “Marcar como concluído”.

Notificações

Professores e alunos podem enviar comentários privados sobre as tarefas realizadas. Este meio de comunicação é muito frequente para o professor informar o aluno do seu desempenho numa determinada tarefa. Infelizmente, mesmo que tudo esteja configurado para tal, os alunos não recebem notificações no Gmail dos comentários privados enviados pelos professores. Assim, alunos e pais devem abrir as várias tarefas e verificar a existência de comentários privados.
Em Browsers de internet, os comentários podem ser consultados na página da tarefa, por baixo da caixa que permite “Adicionar ou criar” ou “Marcar como concluído” a tarefa. Note-se que, contrariamente aos “comentários de turma” que podem ser visualizados por toda a turma, os comentários privados apenas são lidos pelo utilizador (aluno ou EE). 
Em dispositivos móveis, a ausência de e-mails a notificar a existência de comentários privados é minimizada pela existência de notificações da própria aplicação. Estas notificações, à semelhança de outras notificações de qualquer outra notificação, aparecem no ecrã inicial, quando bloqueado.
A visualização dos comentários privados nas aplicações de dispositivos móveis e feita acedendo à tarefa e tocando na seta localizada no fundo do ecrã.


Visualização e leitura de correções de trabalhos

Uma vez submetidos os trabalhos, o professor procede à correção do trabalho. Nesta correção o professor pode atribuir uma nota ao trabalho (caso esta opção tenha sido prevista) e corrigir os trabalhos entregues. Para verificar se um trabalho já foi corrigido e/ou visualizar as correções efetuadas no próprio documento enviado o aluno ou o EE deve proceder da seguinte maneira:
1.    Aceder à tarefa: este acesso pode ser feito quer por via do mural (“Stream”) quer clicando em “trabalhos da turma”, como explicado anteriormente.

2.    Verificar o estado do trabalho: caso o trabalho ainda não tenha sido corrigido ou classificado, a informação visível é a mesma do que a quando da submissão do trabalho, nomeadamente:
a.     Classificação máxima possível junto ao título do trabalho.
b.    Informação que o trabalho foi entregue, estando disponível a opção de “anular envio”.

3.    Após a correção/classificação do trabalho: a informação exibida é diferente.
a.     Junto do nome da tarefa é exibida a classificação obtida em função da pontuação máxima.
b.    O estado do trabalho foi alterado para classificado e aparece a opção “Reenviar” em vez de “Anular envio”. Note-se a alteração da cor do botão que assume a cor da própria turma em vez do fundo branco.

4.    Aceder ao documento corrigido: para aceder ao documento corrigido, basta clicar no mesmo e, automaticamente, este é exibido numa nova página do Browser de internet utilizado. Neste exemplo, ficam logo visíveis as secções do trabalho realçados pelo professor. Porém, os comentários/críticas ainda não estão visíveis. Note-se que, em caso de figuras, este realça pode não existir.

5.    Aceder aos comentários: para aceder aos comentários, o aluno ou o EE deve, no canto superior direito (ou em qualquer outro lugar dependendo do Browser utilizado), escolhe a opção “Abrir numa nova janela”.

6.    Ler os comentários: Após a abertura do documento numa nova página, os comentários escritos pelo professor ficam automaticamente visíveis.

Conferências

Os momentos de aulas síncronos ocorrem na plataforma Google Meet. O acesso às conferências pode ser feito de duas maneiras, dependendo do sistema adotado pelo professor. 
1.    Inexistência de hiperligação permanente na turma.
Nesta situação, o acesso às conferências só é conseguido através de convites enviados pelos professores para o e-mail institucional dos alunos antes da conferência. Para aceder, basta clicar na hiperligação que aparece no convite enviado.
2.    Existência de uma hiperligação permanente na turma
Nesta situação, o acesso às conferências não requer convite. Atendendo à simplicidade deste método, recomenda-se que pais, alunos e EE apelem aos professores que não adotaram este método que procedam à sua implementação. À hora marcada, o aluno ou o EE acede à conferência através de um dos seguintes procedimentos:
a.     Página inicial da turma: clicando na hiperligação existente no título da turma
b.    Nos “Trabalhos de turma”, clicando na câmara vídeo que existe no topo da página.

Em dispositivos móveis, o acesso direto à sala de conferências da turma pode igualmente ser feito em dois sítios distintos:
a.     No mural (“Stream”) da turma, tocando no ícone da câmara de vídeo.

b.    Na página dos “Trabalhos da turma”, tocando igualmente no ícone da câmara de vídeo.

A associação de pais está disponível para esclarecer todas as dúvidas referentes à utilização destas plataformas. Todas as questões deverão ser enviadas para o endereço apeeeseia@gmail.com.

                                                                                                    Abril 2020

      APEG

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